sábado, 18 de dezembro de 2010

RECORDAR É VIVER - 1974 - Cícero Pernambuco - Jornal Tribuna do Vale - 393


RECORDAR É VIVER

1974

Cícero Pernambuco:
uma conquista do povo januarense

Em sua sesquicentenária história, a cidade de Januária remonta a um passado de glória e pujança, um povo perseverante que na luta e labuta carrega no peito o orgulho de viver em solo sagrado, abençoado pelo esplendor da natureza e na genialidade de seus filhos e dos que aqui aportam.
O nosso grande historiador Antônio Emílio Pereira nada de braçada neste fértil mar de sagas do bravo povo barranqueiro.
Nesta fartura de fatos históricos, protagonizados por gerações, a década de 70 merece um capítulo especial. No fervilhante ano de ’74, subindo as águas morenas do Velho Chico, aportava à Princesinha do Norte, o jovem Cícero Pereira da Silva, natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, com passagem pela pernambucana cidade de Exu, eternizada nos xotes do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Cícero Pernambuco, um patrimônio da cidade e do povo de Januária

Trazendo na bagagem um baú de carisma, simpatia e companheirismo, de imediato batizado de Pernambuco, aqui constituiu família, ganhando a confiança da comunidade januarense e nela se integrando de corpo e alma, vestindo camisa e desfraldando bandeira. Nestas três décadas, na defesa das causas barranqueiras, Pernambuco se consolidou num agente positivo, um exemplo a ser seguido.
De sua mente privilegiada e disposição de sempre servir a comunidade, principalmente a mais carente, o esporte, o associativismo, o funcionalismo público e o filantropismo tiveram-no altivo no pelotão de frente.

Velhos tempos, saudosos dias!

Na década de 90, como secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, sendo, até aqui, o mais venturoso comandante de tão importante Pasta municipal, foi idealizador do Carnaval que hoje é um dos principais produtos de exportação da Cidade das Águas Belas. As temporadas de praia, sob a sua batuta, eram impecáveis. Velhos tempos, saudosos dias!
Esta história de vida e dedicação está sendo reconhecida oficialmente por um projeto legislativo, de proposição do Vereador Delsinho Magalhães (PMDB), concedendo-lhe o titulo de Cidadão Honorário de Januária, uma merecida honraria vinda do poder constituído, homologando o que a sociedade januarense já, há muito tempo, lhe  conferira. Cícero Pernambuco, um patrimônio da cidade e do povo de Januária.




Pernambuco de hoje      e na enchente de '79 com os companheiros Ricardo Lozinha                         e Salsicha.
(Fotos: Pernambuco; texto: José Maria Guedes).


- Gentilmente cedida pelo colunista: José Maria Guedes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário