sábado, 17 de março de 2018

CORREIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO - JANUÁRIA - MG



TRIBUNA DO VALE

                                                                                    HÉLDER GASPARINO MATTOS



COPA NORTE DE MINAS

         Será hoje a abertura da 3ª Copa Regional de Futebol Amador do Norte de Minas com os seguintes jogos: 16:00h, em Manga – Estádio Mário Barbosa,  Olimpik Esporte Clube x Guarani; em Januária – Estádio Monumental do São Francisco, Seleção de Januária x Associação  Atlética Jaíba; em Montes Claros – Estádio José Maria Melo, Associação Atlética Cassimiro de Abreu x Seleção de São Francisco; em Lontra – Estádio Manoel Pereira de Lima, ConstruMendes x Seleção de São João da Ponte; em São João da Ponte – Estádio Denizar Veloso Santos, Barcelona Esporte Clube x Associação Desportiva Independente. São 14 equipes divididas em três chave:  CHAVE A – Olimpik Esporte Clube, Seleção de Itacarambi, Seleção de Januária, Guarani Esporte Clube e Associação Atlética Jaíba; CHAVE B – Associação Atlética Cassimiro de Abreu, Seleção Ponto Chique, Seleção de São Francisco, CREU Esporte Clube; CHAVE C – Associação Desportiva Independente, Barcelona Esporte Clube, Cobrão Esporte Clube, ConstruMendes Esporte Clube, Seleção de São João da Ponte. O jogo em Ponto Chique, entre Seleção de Ponto Chique x CREU Esporte Clube marcado para hoje, foi adiado em decorrência de festividades na cidade que impede a utilização do Estádio local.



JANUARENSE DE VOLTA
           A Associação Desportiva Independente é o atual campeão Januarense – foto década 1990.           

      E a Liga Januarense de Desportos – LJD inicia na terça feira, 20/03/18, , ás 20:00h, com o derby entre o vice Campeão do Norte de Minas(2017)  Associação Desportiva Independente e o Campeão do Norte de Minas (1991) o Vila Nova Esporte Clube, o Campeonato Januarense de Futebol de Campo – 2018. São 12 equipes dividas em duas chaves de 6, serão utilizadas 38 datas com previsão de conclusão em 30 de junho. Todas ás partidas serão disputadas no Estádio Monumental do São Francisco – Av. Aeroporto, Bairro aeroporto na cidade alta, sempre as 20:00h, terças, quintas e sextas feiras exceto – Esporte Clube Renascença x Nacional de São Pedro das Tabocas (28/03), Associação Desportiva Maria da Cruz x Associação Desportiva Mangueirão (30/05), 1º colocado do Grupo A x 4ª colocado do Grupo B (06/06 – quartas de finais), que serão as quartas feiras e a  grande final  que será 16h de um dia de sábado.  Definido por sorteio, os dois grupos ficaram assim: Grupo A - Associação Desportiva Independente, Vila Nova Esporte Clube, Associação Januária Esporte Clube, Guarani Futebol Clube, Pastoril Clube Social e Associação Desportiva Bom Jardim. Grupo B: Associação Desportiva Unidos da Praça, Associação Desportiva Mangueirão, Associação Desportiva Pedras de Maria da Cruz, Renascença Esporte Clube, Associação Desportiva Clube de São Pedro das Tabocas (Nacional) e Vera Cruz Futebol Clube.



                                                 COPA ALTO DOS POÇÕES

               U.F.C. 01 x 02 Boa Vista com gols de Lelê e Jiboia descontando Bamba; Barcelona 2 x 3 Real Madrid com gols de Vagner (2) e Carlo (1) descontando Natan (2); Quinta das Palmeiras 1 x 0 Energia, gol de Davi foram os jogos dos dias 03 e 04 de março da 18ª Copa Alto dos Poções de Futebol de Campo – 2018. Já no dia 10/03, ás 16:00h, o U.F.C. venceu por 2 x 0 o Estrelinha com gols de Moela e Talisson; no domingo, 11/03, 9:00h, Botafogo 2 x Quinta das Palmeiras, gols Bamba e Breu; ás 16:00h, 4 B Engenharia 1 x 6 Barcelona, com tentos de Genilson (I), Natan (II), Edson (I), Josimar (I), Guilherme (I) descontando Gabriel (I). A Copa tem sequência, hoje, ás 16:00h, com Poções enfrentando o Real Madrid. Não haverá jogos amanhã em decorrência de compromissos previamente assumidos pela organização da competição. Parabéns Gordo pelo batismo do netinho.

                                                 15ª COPA SÃO PEDRO

A abertura do Campeonato de São Pedro das Tabocas praticamente não foi realizada no final de semana passada em função das fortes chuvas na região. Digo praticamente pois o jogo inaugural no sábado, 10/03, 15:30h, entre Gameleira Futebol Clube e Associação Desportiva Independente teve duração de apenas 6 minutos em decorrência da já citada tromba d’água. Quando a bola parou o Indepa vencia por 1 x 0 gol de Sandro Lúcio. Pelo mesmo motivo os jogos de domingo, 11/03, ás 13:50h, entre Juventus x Os Galácticos e ás 15:50h, entre Nacional x Portuguesa não foram realizados. Portuguesa x Dona Zú, ás 15:50h, hoje; Bola de Fogo x Goláticos, ás 13:50h, e Palmeirinha x Bonança, ás 15:50h, de amanhã, são os jogos que dão sequência a competição.



                                                               FALTAM 88 DIAS


- Cidades sedes da Copa de 50:

* Belo Horizonte, Estádio Raimundo Sampaio (Independência);
* Curitiba, Estádio Dorival de Britto e Silva (Vila Capanema);
* Porto Alegre, Estádio dos Eucaliptos;
* Recife, Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Estádio Ilha do Retiro);
* Rio de Janeiro, Estádio Jornalista Mário Filho (Estádio do Maracanã);
* São Paulo, Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Estádio do Pacaembu);



- Três times desistiram de vir ao Brasil, após se classificarem: Turquia, Índia e Escócia. A Índia não veio, pois, a FIFA não permitiu que eles jogassem descalços, a Escócia se recusou a participar por que não havia sido o primeiro na sua chave na fase de classificação.  A França e Portugal foram convidados para repor as vagas, mas declinaram. França por que teria que percorrer mais de 3000 quilômetros em seus jogos iniciais;

- A Itália, bicampeã mundial, caiu na 1ª fase, mas o time não era nem sombra de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Squadra Azurra;

- A vitória da seleção amadora dos Estados Unidos sobre a Inglaterra é considerada a maior zebra da história das Copas. Inventores do esporte, os ingleses participavam pela primeira vez de um Mundial e chegaram ao Brasil como favoritos ao título. Enquanto isso, os norte-americanos tinham uma equipe amadora, formada por imigrantes. O autor do gol foi Gaetjens, nascido no Haiti. Em 2005, foi lançado um filme sobre a partida, Duelo de Campeões.

- Enquanto jogavam Brasil e Espanha no Maracanã, no Pacaembu em São Paulo, jogavam Suécia e Uruguai. O empate em 2-2 daria por antecipação o título ao Brasil, já que este goleava a Espanha por 6-1. Mas aos 40 minutos do segundo tempo (85′ no tempo corrido), Ghiggia fez o gol que deu a vitória ao Uruguai, e tirando o título por antecipação do Brasil. Curiosamente, o gol que Ghiggia marcou contra a Suécia foi originada de uma jogada na direita, onde ele ganhou na corrida do lateral-esquerdo sueco, chutando na saída do goleiro. De um jeito semelhante, ele fez o gol do título na final contra o Brasil no Maracanã, quatro dias depois;

- Na final, um quadrangular inédito e único em copas: Brasil, Suécia, Espanha e Uruguai.
Brasil 7 a 1 na Suécia e Brasil 6 a 1 na Espanha garantiram ao Brasil uma boa vantagem frente ao Uruguai. Em 16 de julho diante de um público de 199.954 pessoas (alguns estimam cerca de 205 000 espectadores) no Maracanã, o Brasil precisava apenas empatar com o Uruguai e o troféu seria dos donos da casa. Após vitórias esmagadoras contra Espanha e Suécia, parecia certo que os brasileiros fossem ganhar o título, especialmente quando Friaça abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo. Porém o Uruguai empatou com Juan Alberto Schiaffino e, com 11 minutos faltando para o final da partida, virou o jogo com um gol de Alcides Ghiggia, tornando-se campeões mundiais pela segunda vez;

- A derrota para o Uruguai foi tão traumática que a CBD mudou tudo o que foi possível na seleção (poucos jogadores da Copa de 1950 estavam presentes no time de 1954, mesmo jogadores consagrados como Ademir de Menezes, Zizinho, Jair da Rosa Pinto e outros); e a camisa da seleção brasileira também passou por essa transformação.
Foi aí que nasceu a camisa amarelo canarinha. A bela camisa branca foi aposentada para sempre, sendo substituída pela inconfundível camisa amarela do Brasil.

Em tempo:  Esta coluna é publicada semanalmente no Jornal a Tribuna de Januária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário