domingo, 6 de novembro de 2016

CORREIO DO VALE - CIDADE LIVRE


    CORREIO DO VALE

   DO SÃO FRANCISCO

JANUÁRIA - MG


CIDADE LIVRE

REUNIÃO PREPARATÓRIA

- Estive dando uma primeira passada de olhos na resolução Nº 011/90 - Regimento Interno da Câmara Municipal de Januária promulgada em 21/12/1990. Sendo Adelmo Bastista Magalhães - presidente, Vilermando F. Vieira - vice presidente e Álvaro Alves Ferreira -Secretário. É documento legal imprescindível para quem exerce cargo naquela casa e também para os cidadãos que querem entender muitas das decisões ali proferidas sempre em nome do povo. No seu artigo 3º diz: " No inicio da Legislatura será realizada na Câmara Municipal reunião preparatória destinada a posse dos vereadores diplomados pela justiça eleitoral e eleição da mesa  diretora da Câmara Municipal".  Fui ao artigo 7ª   que fala especificamente sobre a eleição da mesa diretora e lá no paragrafo primeiro esta escrito: " A composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal atenderá, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos com assento na Câmara".

                                                                   MESA DIRETORA 

Trazendo o texto do paragrafo primeiro do artigo 7º a luz do resultado do pleito de outubro passado constataríamos que PRB e PSB teriam vaga certa na mesa diretora pois ambos elegeram 3 candidatos a vereadores e a terceira vaga ficaria entre PROS, PMDB ou PC do B que fizeram 2 edis cada. Mas sabemos que o processo não é tão matemático assim, tanto que o legislador - de maneira sábia e atento a realidade - especificou:  " tanto quanto possível".  Neste "tanto quanto possível" estão alocados tantos outros quesitos, a saber:  quantidade de votos obtidos, número de vagas conquistadas pela sua coligação, quantidade de legislaturas já  exercidas, conhecimento do funcionamento da máquina legislativa, transito com os lideres de outros partidos no âmbito local, regional, estadual e até nacional, capacidade de articulação com os vereadores eleitos, ter exercido algum cargo da mesa, provocar em seu pares sentimento de confiança que poderá viabilizar os compromissos republicanos assumidos, projeto de gestão que encampe também pleitos dos servidores da casa e se tiver transito bom com o executivo são pontos a mais. Não há  uma formula pronta, pode se acrescentar ou  retirar alguns itens, mas é certo que não há como fugir deste ritual.

                                                            ESPECULAÇÕES 

A medida que o calendário vai avançando até o dia 1º de Janeiro quando haverá a posse dos eleitos - semana passada tivemos a homologação dos candidatos eleitos - avança as especulações quanto a ocupação dos cargos de confiança no campo do executivo com especial atenção nas Secretarias e a formação da mesa diretora no legislativo. Para ocupar o cargo maior na casa de leis três nomes estão  sendo especulados: Itamar Viana que  é vinculado a campanha majoritária eleita - traduzindo ao grupo politico vencedor das eleições no executivo capitaneado pelo prefeito eleito Dr. Marcelo; Eustáquio no Sesp, ex-presidente da casa, ligado a campanha do ex-prefeito Arruda e Cristiano Maciel, ex-secretário da ação social que pertencia a coligação que apoiou Joãozinho Lima. Cada um tem seu poder de fogo, além como sabemos, a possibilidades de composições envolvendo tanto cargos na mesa, nas comissões e no primeiro  e segundo escalões  do executivo. Como diria um velho matuto das barrancas: "Onde há fumaça, há fogo".  A verdade é  que viveremos um tempo de muitas especulações, suposições que começarão a serem dirimidas a partir da diplomação dos eleitos prevista inicialmente para dia 06/12/16, ás 18:00h, no auditores da Superintendência Regional de Ensino. Por enquanto, o cenário é  este, mas como a politica não há vácuo e prima pela dinâmica  é possível que no nosso próximo dedo de prosa o quadro seja outro. O velho Magalhães Pinto dizia: 
"Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." . Então é bom matutar um pouco.      






Nenhum comentário:

Postar um comentário