domingo, 13 de dezembro de 2020

CORREIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO - JANUÁRIA-MG- COLUNA CIDADE - LIVRE - ´POLÍTICA - 3ª EDIÇÃO

 

CORREIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

                        JANUÁRIA – MG

                                                                            HÉLDER GASPARINO MATTOS

COLUNA CIDADE LIVRE – POLITICA

 

                                                    EX-OUTSIDER     

             Outsider é o candidato que participa do processo político pregando a antipolítica, negando a política. Em Belo Horizonte, no processo eleitoral municipal de 2016 Alexandre Kalil foi eleito seguindo esta cartilha. Em 2020, foi reeleito no primeiro turno obtendo 63 % dos votos válidos. Com o nome já fortemente cogitado como candidato a governador em 22, ele em recente entrevista ao programa Roda Viva – TV Cultura – São Paulo feriu assuntos variados sobre a conjuntura nacional, estadual e municipal. Vale anotar algumas citações que este ex-outsider aprendeu nestes últimos 4 anos no campo da relação com o legislativo: - A política é muito importante, o diálogo, ouvir. Eu não sabia ouvir, eu fui o cara que mais ouvi; estes votos não vieram para mim a toa; eu tive que formar uma base na câmara; eu tive uma base na câmara me ajudando, eu tenho que ser grato a eles; eu formei minha base dizendo que não daria emprego pra um vereador, pra uma indicação, mas que faria todas as obras que me   pedissem, o que foi feito.  A oposição apoiou 85 % dos meus projetos na câmara, apesar de ter ganho 100 %.”  Entendemos que cada município tem sua especificidade, não dá para ser um copia e cola, mas vale a penas, como diz aqui neste sertão das barrancas, assuntar está prosa, afinal, o cabra a 4 anos era quase um franco atirador, hoje tem projeção política em todo o estado e tem o nome já cotado como pré-candidato ao Palácio da Liberdade – como se dizia na prática da boa política Mineira.

SOU CANDIDATO

                    O que era especulação, agora é realidade. Encontrei na quinta feira, 10/12/20, com vereador reeleito Weber Oliveira (PTB) e trocamos um dedo de prosa sobre o processo de composição da nova mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2021-2022. Eis alguns tópicos: - “ Sou candidato a presidente da Câmara, conto com 6 votos e mais dois parlamentares estão apalavrados”; - “Não sou candidato de oposição, quero ajudar Januária. ”; - “Desde que respeite as bases dos vereadores, é possível ter um trabalho harmônico, uma correlação republicana. ”; - “ Fui eleito duas vezes como candidato mais votado e duas vezes com o segundo mais votado para vereador. Por duas vezes participei mesa a diretora como secretário   nos mandatos de Tonheira e Itamar”,

                                        TRANSIÇÃO X SECRETÁRIOS

                     Em 2016, atendendo um dispositivo legal, como agora, tivemos o processo de transição entre a equipe do Prefeito eleito Marcelo Félix (PSB) e a do ex-Prefeito Manoel Jorge (PT). De acordo com o Decreto nº 3.580 de 07 de novembro de 2016 que criou a comissão Municipal de Transição de governo, a coordenação dos trabalhos coube ao Secretário João Wellington auxiliado por Joventina Maria Silva Gonzaga, Jurandi Pereira Costa e Magno Luiz Moreira Magalhães. Já a equipe do Prefeito eleito contava com: Sidney Olímpio Macedo de Souza (Coordenador da equipe), Vanessa Alves Borborema, Eduardo da Silva Ferreira, Egira Stael Durães Campos Figueiredo, José Carvalho Oliva, Juanice Ferreira Meireles Fialho, Maria da Conceição Vieira de Souza, Antônio Carneiro da Cunha, André Rodrigues Rocha, Marcio Ribeiro Dias, Leonardo Andrade Pimenta, Felipe Lisboa Gomes e Thiara Atayde Sodré. Desta equipe 5 integrantes forma alçados a condição de secretários: 1 – Sidney Olímpio – Secretário Municipal de Turismo e Cultura, 2 - Eduardo da Silva Pereira – Secretário Municipal de Saúde, 3 - Antônio Carneiro Cunha – Secretário Municipal de Transporte e Obras, 4 – Juanice Ferreira Meireles Fialho – Secretária Municipal da Educação, 5 – André Rodrigues Rocha – Secretário Municipal de Planejamento e Controle. Como a estrutura administrativa planejada pelo prefeito e equipe constava de 9,00 Secretarias constatamos que mais de 50 por cento do secretariado era partícipe da Comissão Municipal de Transição. Em tempo, durante o desenrolar da gestão ainda assumiram como secretários: Vanessa Borborema – Secretaria Municipal de Governo, José Carvalho Oliva – Secretaria Municipal de Obras e posteriormente a Secretaria Municipal de Transportes.


André Rocha, entre Diogo (meio-campista de Independente) - a esquerda- e Jota Ferreira (Radialista e ex-vereador) – a direita, participou da equipe de transição e foi convocado pelo Prefeito Dr. Marcelo Félix para assumir a Secretaria de Planejamento e Tributos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário