sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

TRIBUNA DO ESPORTE - 16/01/16


TRIBUNA DO ESPORTE
                                                                                       HÉLDER GASPARINO MATTOS

NA MARCA DO PÊNALTI” 

Fabinho (Galo), este escrevinhador e Euller (Coelho).

               No começo da década dos anos 1990 tínhamos um comentário diário na Rádio Voz do São Francisco - AM, ao meio dia, quanto feriamos assuntos dos mais variados na seara esportiva, más com predominância do futebol, principalmente o local. O nome deste bate papo era: “Na Marca do Pènalti” Também, em Jornais locais tínhamos uma coluna esportiva que levava o mesmo nome. Nesta época de vacas magras no esporte local, decidi trazer à tona aquela antiga coluna. Ainda mais numa situação tão especial para este escrevinhador de quimeras – parafraseando o mestre Roberto Drummond – Colunista de Esportes do Estado de Minas - nos tempos áureos -, quando em poucos dias poderia assistir dois atletas Januarense atuando nas divisões de base de duas grandes equipes de Minas na Copa São Paulo de futebol juniores, ainda a competição nacional mais badalada da categoria. Na quinta feira, 07 de Janeiro, acompanhei o Galinho da Massa  ficar na roda contra a fraca equipe do Desportiva do Pará perdendo por 3 x 0 em atuação pífia que comprometeu – pelo menos naquela peleja – a perspectiva de avanço de muitos atletas para a divisão principal. È Claro, que um futebolista não pode ser avaliado por um único jogo. Agora foi um capitulo vexatório. Fabinho, filho do nosso colega de trabalho Miltinho, atuou a quem do que se esperava. Era dificílimo apresentar algo diferenciado em uma jornada que o grupo como um todo destoou. Já no domingo, ás 15:00h, assisti o confronto em que o América Mineiro superou o Vasco da Gama do Rio de Janeiro por 4 x 2 nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti, após empate por 1 x 1 no tempo normal. O time do vale verde teve uma boa atuação, podendo ter superado os Cruzmaltinos ainda no tempo normal, quando desperdiçou a cobrança de um tiro livre da marca do pênalti. Matheuzinho, do Coelho, um meia atacante criativo e rápido, de 17 anos, foi o destaque, o “nosso” Euller, atuando como primeiro volante, camisa 5, foi bem: bom passe, bom posicionamento, algumas saídas para o jogo como elemento surpresa foi algumas das suas características naquela partida. Ululante que apenas uma partida não desqualifica de maneira irrefutável um atleta e ao reverso não o eleva a condição de profissional com perspectiva de um futuro promissor. Fabinho, com o currículo que tem de ex-atleta da seleção nacional, poderá, juntos com seus companheiros, escrever páginas de sucesso nas várias competições que disputarão ainda este ano e pavimentar a sua chegada ao profissional do Galão da Massa. Quanto a Euller, logo mais o Coelho enfrenta o Juventus-SP  e mais uma boa atuação e classificação  para as quartas de finais fará o filho de Lula consolidar mais um degrau na busca da meta de ser um profissional da bola. Boa sorte Euller, boa sorte Fabinho, boa sorte futebol das barrancas.
Em Tempo: Texto escrito na quinta feira.

                                               E-mail DO JOSÉ MARIA GUEDES
ATLETAS DOS TEMPOS ÁUREOS DO ESPORTE JANUARENSE FARÃO ENCONTRO NESTE SÁBADO NO POÇÕES SOCIETY CLUBE


               Relembrando os tempos áureo do Futebol de Salão, hoje Futsal, de Januária, com o apogeu na década de 70, amantes do esporte da Cidade das Águas Belas estará reunindo estes senhores da bola na manhã de sábado (16/01), a partir das 09h00, no Poções Society Clube, parte alta da cidade, para um bate bola e momentos de confraternização e fortalecimento de laços de amizades.
Estarão presentes atletas que defenderam as cores gloriosas dos colégios Caciquinho, Instituto, São João, dos clubes sociais Praia, BNB e as agremiações do Santa Cruz, Juventus e Humildes.
Outras atrações estarão presente, neste dia recordações, com exposição e fotos da época e animação com membros da bateria do bloco carnavalesco do Minhocão, puxado pelos irmão Lisboa Jorge e Dalton.
Todos os amantes do espetáculo, em especial os que presenciaram estes anos dourados do esporte barranqueiro, estão convidados a participarem destes momentos de nostalgia.
Entre tantas lendas vivas do esporte Januarense, estarão presente: Jorge Brahma, Dalton Lisboa, Toninho Bagaceira, Delsinho Magalhães, Manoel Jorge, Pedro Neves, William Ferreira, Lulu Pezão, Henrique Gomes, Agamenon Monteiro, Roberto Lima, Paulão da Cemig, Ricardo Santana, Wellington Gonzaga, Zé de Lucas, Dilson Mattos, Seu Nem Damasceno, Vá Cabeção e uma constelação de estrelas de primeira grandeza. Velhos tempos, belos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário